Translate

terça-feira, 24 de junho de 2008

Vinhos e Pratos

Dependendo do prato que se vai servir, temos que saber o vinho aconselhado para tal iguaria.

Pequenas dicas:

Vinhos Brancos Ligeiros - Peixes Brancos
Brancos com Corpo - Peixes Azuis, Mariscos e Molhos
Tintos Ligeiros - Carnes Vermelhas
Tintos Encorpados - Carnes Vermelhas e Aves( também pratos muito confecionados)
Rosé - Carnes Brancas
Tinto jovens e pouco encorpados -Ovos, se for uns simples ovos mexidos, opte por um Tinto Jovem ou um Rosé
Vinho Generoso- Sobremesa doce, caso sirva um gelado opte por um branco seco e a combinação será perfeita

Queijos
- Tenros ou cremosos sirva um tinto jovem e frutado, se o caso for de queijos semicurados ou fermentados, então sirva um tinto velho e com corpo.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cocktail

É um acto cujo a celebração deve-se aos mais diversos motivos, tais como - Apresentação de um livro, de um produto, um serviço, etc.

- Deve optar-se por este tipo de serviço aquando seja uma quantidade elevada de convidados.
- Quanto ao horário o mais utilizado é a meio da tarde ( 18h-21h), ainda que possamos encontrar também ao meio dia ( 12h- 13.30m).
- À hora de eligir o vestuário tenha imensa atenção ao horário em que se realiza.
- Por norma, em época estival opta-se por o jardim ou espaços ao ar livre,em tempo de inverno opte por um salão bem decorado(não esquecer as flores naturais).
- Cocktail é um acto de pé onde os convidados circulam livremente, deverá o anfitrião fazer uma apresentação prévia antes de se passar ao local onde realmente se vai servir o cocktail.
- Sirva comidas frias, quentes, doces e salgadas - Sempre em mesas separadas.
- Em outra mesa coloque as bebidas, copos e guardanapos.
- Não esquecer de uma ou mais mesas livres onde os convidados possam colocar a loiça suja.
- Tenha especial atenção ao local onde vai realizar este tipo de refeição, pois varia consoante o número de convidados, de modo a não ser um espaço pequeno para os receber.
A duração média de um cocktail deverá ser entre 1h e 1.30m

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dicas para o Menú

Quando oferece uma refeição deve ter em conta os seguintes aspectos:

- Se é Almoço ou Jantar - Jantar aconselha-se mais leve.
- A hora de servir
- O Lugar
- O tipo de convidados
- A época do ano - Não é o mesmo uma refeição no Verão, em que se deve servir pratos mais frescos e ligeiros, que no Inverno que se aconselha algo mais consistente e forte, tal se adapta também ao vinho ou às bebidas a servir.
- Tenha atenção às quantidades, pois não serva os pratos muito cheios, é preferivel repetir.

Espero Ajudar

Cumprimentos

Mais uma Sugestão

terça-feira, 3 de junho de 2008

Dicas para comer alimentos difíceis

Alface- Não é cortada com a faca. Deve-se escolher o miolo para servir à mesa.

Caviar - Quando servido na hora do drink, como canapé, come-se com os dedos. Servido como entrada, é apresentado sobre blocos de gelo e acompanhado de torradas, pegamos a torrada e colocamos um pouco na sua extremidade para saborear com sobriedade e prazer.

Cocktail de Camarão -Servido em recipiente próprio, com gelo moído na parte inferior. Deve comer-se com colher de sobremesa na mão direita e garfo de peixe na esquerda. Se houver camarões inteiros, deverão estar descascados, se estiverem sobre o bordo da taça, devem ser colocado dentro da taça e cortados com a colher antes de os levar à boca.

Macarrão ou Massas - Deve comer só com o garfo. No caso do espaguete, use uma colher de sopa para ajudar a enrolar no garfo.

Escargots ou Caracóis Grandes - São servidos em pratos especiais, com uma cavidade. Devem ser segurados com uma pinça apropriada na mão esquerda e com garfo próprio na mão direita e retira-se o conteúdo para comer.

Cerejas e Uvas - Deve se segurar pelo galho, comê-las com as mãos, colocando o caroço no prato de sobremesa. Caso se trate de Uvas, servem-se em cacho e são separadas com uma tesoura apropriada.

Conselho mais que Oportuno

Caso organize uma refeição em casa ou num restaurante, terá que esperar por todos os convidados para começar a refeição. No entanto espera-se o dito tempo de "cortesia", que não deve ser mais que 30 minutos, pois caso ultrapasse poderá demonstrar falta de cortesia por os restantes convidados.
Quando alguém chega atrasado o melhor é servir-lhe o prato que os restantes convidados estão a tomar, para não perturbar a ordem de serviço.
Nunca se esqueça que enquanto aguarda um conviva, deve oferecer um aperitivo aos restantes.