Translate

quarta-feira, 27 de março de 2013

As 12 regras principais de etiqueta à mesa

Existem algumas regras gerais que devemos cumprir e que a sensatez natural a cada um certamente recomenda. 

1. Deve comer sempre de boca fechada, sem ruído e sem nunca a encher por completo.

2. Nunca se parte o pão com a faca e menos ainda com os dentes. O pão que vem para a mesa ou já está partido ou vem inteiro, em qualquer dos casos parta um pouco do pão com os dedos em cima do prato respectivo – caso este exista – e leve-o à boca pedaço a pedaço.

3. Os cotovelos nunca devem pousar na mesa, claro que também não deve ter uma postura tipo estátua como se estivesse em pânico. 

4. Ao aceitar ser servido de algo, nada deve dizer, no entanto se não desejar ser servido deve agradecer pela negativa “Não, muito obrigado (a)”.

5. Não deve emitir opiniões sobre o que está a comer, especialmente pela negativa; se não gosta pode sempre deixar no prato.

6. Nunca deve apanhar um talher ou um guardanapo que tenha caído ao chão.

7. Não é obrigatório deixar restos no prato.

8. Não se deve molhar o pão nos molhos, no café, ou em qualquer líquido.

9. Quando terminar de comer, nunca empurre o prato, e muito menos deve entregá-lo ao empregado de mesa.

10. Nunca encha demasiado o seu prato, pode sempre servir-se mais do que uma vez, caso tenha vontade de repetir.

11. Nunca deve retirar a comida da travessa com o seu próprio talher.

12. Sempre que pretender beber, deve limpar os lábios para não deixar a marca destes na borda do copo.

terça-feira, 26 de março de 2013

Como convidar outras pessoas para jantar no restaurante e fazê-los perceber que cada um vai pagar a sua parte?







Saiba que pode ser um anfitrião/anfitriã e pedir aos convidados para pagarem. Decida se pretende apenas organizar um evento ou apenas juntar uns amigos para conviverem, onde cada um paga a sua parte respetiva.


O importante aqui é que comunique a sua intenção com algum cuidado. Por exemplo se disser: “ Juliana, tu e o Pedro gostariam de juntar-se a nós no restaurante X no próximo sábado à noite? A Ana e o Luís também vão jantar. Acho que poderia ser divertido juntarmo-nos todos. Diz-me se pretendes comparecer para que poder fazer a reserva.”Ao colocar as coisas desta forma estará a ser o coordenador social do evento em vez de ser o anfitrião/anfitriã.



Como anfitrião/anfitriã deveria enviar um convite escrito para uma ocasião mais formal, ou apenas dizer: “Eu e a Margarida vamos oferecer um jantar sábado à noite. Podem juntar-se a nós como nossos convidados? ” Desta forma está implícito que será a pessoa a pagar o jantar.

segunda-feira, 25 de março de 2013

O que fazer quando estiver a jantar na presença de outros e tiver comida na boca que não consegue mastigar ou engolir?


Esta situação pode-se aplicar a situações que englobam caroços de azeitona, espinhas de peixe, etc.






Deverá colocar o garfo junto à sua boca e à frente do garfo coloque a outra mão sobre a boca. Coloque o pedaço de alimento sobre o garfo, o mais discretamente possível. Depois use o garfo, ou a colher, caso seja o caso, e coloque o pedaço do alimento perto da berma do prato, de forma discreta, de preferência por baixo de uma folha de alface ou outra camuflagem. Evite remover qualquer coisa da sua boca com os dedos, se for possível, é claro, ou mesmo de colocar algo num guardanapo. 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Gosta do BLOG?


 Olá...

 Se gosta do meu blog, pedia-lhe que seja meu seguidor deste, explico lhe como:

 No canto superior direito da página principal do blog está um item que diz "seguidores", basta entrar e clicar em "SEGUIR ESTE BLOG".

 Já está.. Simples

Depois terá sempre informações quando eu colocar novos posts...

Obrigado

Cumprimentos

 Hélder José Pereira

Como distribuir os convidados à mesa num jantar formal


Algo que ainda permanece nos dias de hoje é a forma como se sentam rigorosamente os convidados num jantar formal. Num jantar formal deve respeitar-se a hierarquia dos convidados.
Na distribuição dos lugares à mesa existem dois tipos de distribuições possíveis: “à francesa” e “à inglesa”. Cada uma destas normas distingue-se pela distribuição dos convidados pela sua importância social, organizando-os de forma crescente ou decrescente.

Na distribuição dos convidados “à francesa” o lugar da presidência da mesa é o central, decrescendo a importância dos convidados do centro para as pontas (nas pontas não se sentam convidados).
Na distribuição dos convidados “à inglesa” a presidência é ocupada nas extremidades da mesa, e neste caso a importância dos lugares cresce do centro para as pontas.
A presidência da mesa é geralmente ocupada pelo casal anfitrião do jantar, que na realidade distribuirá os lugares como desejar: pelo grau de amizade, pelo parentesco, pela idade, etc…
Os homens alternam sempre com as senhoras, para tornar a mesa equilibrada e para dar uma certa harmonia ao ambiente.   
Num jantar mais formal, os lugares de mesa devem estar marcados com o nome de cada convidado escrito em marcadores de lugar colocados em frente a cada prato. Cada convidado deve ser escoltado por pessoas destinadas a esse fim, ou até pelos filhos mais velhos da casa.
Porém, nem sempre a presidência da mesa é dada aos anfitriões; estes podem preferir homenagear alguém como uma pessoa mais velha da família, um amigo, ou até um ministro ou presidente. Neste caso, o casal anfitrião ocupará os lugares à mesa mais importantes - logo a seguir aos lugares da presidência.
Os lugares de honra para as senhoras serão sempre o primeiro à direita do anfitrião, e o segundo à esquerda. Para os cavalheiros serão: o primeiro à direita e o segundo à esquerda da anfitriã.

terça-feira, 19 de março de 2013


Pessoal preciso da vossa ajuda... Inscreve-te para receberes um resumo diário com as Notícias mais importantes do dia. Além disso, estão a promover um passatempo de angariação de novos subscritores onde oferecem vários prémios: 1 viagem, 1 LCD TV, 1 Laptop e 8 iPads. O link de inscrição é: http://receber.noticiasaominuto.com/513776bc00a80 Espero que gostes do site. Beijos e Abraços entra e regista te ... agradeço

DEGUST`AR @ M’AR De AR Aqueduto


Que gravata deve um homem usar.


Depois dos sapatos e do relógio, num homem, a gravata é o acessório que mais atenção atrai. A gravata não é só estilo, ela pode ser poderosa em termos de imagem profissional, caso o seu trabalho a possa requerer. Quer seja por uma questão de personalidade ou moda, ou tenha um estilo moderno, urbano, clássico, elegante, a gravata deve e deve sempre ser bem usada. 

Onde deve terminar a gravata
É importantíssimo que a ponta da gravata termine logo a meio ou fim da fivela do cinto ou da cinta das calças. Também não deve prender a gravata, esta deve estar solta.

Nós de gravata mais famosos
Existem inúmeros nós de gravata, mas os mais conhecidos são:
  • O nó meio-windsor também é um nó muito popular, sendo um nó médio triangular.
  • nó de Windsor ou inglês é um triângulo largo, ideal para colarinhos mais espaçados, sendo considerado o nó de gravata mais formal. 

Que grava usar
Se é alto e magro opte por gravatas com riscas diagonais, e use um nó mais pequeno como meio-windsor.
Se tem ombros largos e um porte atlético, a gravata deve ser proporcional ao seu tamanho, por isso escolha uma gravata mais larga, em vez de uma mais fina. Opte também por gravatas com padrões maiores.
Se preferir um estilo mais moderno, e tiver um porte mais estreito opte uma gravata mais fina.
Se estiver na dúvida sobre que grava usar numa entrevista de emprego, opte sempre pela imagem mais tradicional, algo discreto mais conservador.
As melhores opções para cores de gravatas para usar no trabalho são: vermelho, laranja-vermelho, coral verde, verde azeitona, lima, castanho pastel, bronze, castanho, azul, verde floresta, beringela, azul claro, rosa-castanho, púrpura.

 Sugestões do Tio Hélder...

segunda-feira, 18 de março de 2013

PORTO DE HONRA



O Porto de Honra  serve-se ao final da tarde com vinho do porto e pode também ser  vinho moscatel (favaios), acompanhados por salgados, doces regionais, queijos, presunto e frutos secos.


Ideal para inaugurações, lançamento de livros, apresentação de novos serviços ou produtos, para homenagens, e outras situações dependendo do âmbito do evento.


COCKTAIL PARTY

Normalmente tem a duração de 2 horas, entre as 18H e as 20H. É usual servir cocktails com e sem álcool, vinhos aperitivos espirituosos,generosos, espumantes e bebidas refrescantes.
Como aperitivos sólidos servem-se canapés variados, carnes fumadas, mariscos, fritos oleaginoso, azeitonas recheadas, salgados e batatas chips.



quinta-feira, 14 de março de 2013

VOCE PEDE UM TEMA E EU COLOCO UM POST



Estou a aguardar pela sua sugestão... peça me um tema que queira sabes mais detalhes e eu coloco um post acerca desse assunto... vamos lá !!!

Vinha D´ Ervideira Espumante - Bruto


Castas: Perrum e Antão Vaz
Vinificação: A base do espumante é vinificada casta a casta, decorrendo a fermentação alcoólica em depósitos de inox com temperatura controlada. A segunda fermentação dá-se na garrafa, onde permanece cerca de 6 meses até ao “degorgement”.
Produção: 35 000 garrafas
Teor alcoólico: 13% vol.
Longevidade: 2 a 3 anos

Notas de prova:
Espumante produzido em regiões de clima quente, apresenta notas de fruta tropical, complexadas pelo contacto com a levedura.
Na boca é macio, persistente, apresentando uma bolha fina que desaparece de uma forma suave.








terça-feira, 12 de março de 2013

Fondue de Carne




O Fondue foi criado na Suíça durante a Segunda Guerra Mundial. Por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades.






Fondue de Carne: escolha as carnes com textura delicada e sem gordura aparente.

Existem muitas variações eu adaptei ao meu paladar:

Ingredientes:
- Filé mignon cortado em cubos
- Peito de frango s/osso em cubos

Molhos para acompanhar: Molho de Pimenta, Maionese, molho barbacue, molho de whisky, molho rosa ou cocktail.

Acompanhe com fruta variada... "regue" com um vinho Espumoso,  conhece o espumante  Brut da Ervideira, não!!!!! ok,  colocarei um POST...

NOVO 5 *NO ALGARVE



 Novo 5* no Algarve, EPIC SANA Algarve Hotel, abre a 14 de Março de 2013 ----
 Conheça mais em: http://www.algarve.epic.sanahotels.com/pt/

segunda-feira, 11 de março de 2013

Canapés ou Tapas

Fatias de pão fritas,torradas ou frescas,que se cobrem com diversos alimentos e que se utilizam como aperitivos sólidos.

quinta-feira, 7 de março de 2013

O TIO FOI CONHECER o Alentejo Marmòris Hotel & Spa


Hoje fui visitar/conhecer com a minha turma de Mesa e Bar do Inovinter, o novo hotel 5* em Vila Viçosa, o Alentejo Marmóris Hotel & Spa, 48 quartos e suites, o Stone Spa by Cinque Mondes(giríssimo), Restaurante NARCISSUS, com interpretação do Chef Alexandre Silva(vencendor do Top Chef),salas para eventos que podem levar de 10 a 180 pessoas, para além dos espaços exteriores.... E mais digo... Hotel muito bem conseguido e com imensos pormenores que vale a pena conhecer... Conheça melhor e reserve em:www.alentejomarmoris.com

quarta-feira, 6 de março de 2013

segunda-feira, 4 de março de 2013

Aos 16.000 Visitantes


Steak tartare ou Bife tártaro


Steak tartare é um prato elaborado com carne de vaca picada( finamente) crua,  misturado com chalota , alcaparras e  vários temperos ( normalmente salsa,pimenta e molho inglês, etc), para finalizar e ao empratar coloca-se uma gema de ovo.

Para acompanhar:  - Liga muito bem com pão de centeio e um vinho branco( velho) bem fresco. 

 Ora prove... mas prove mesmo. 



domingo, 3 de março de 2013

O TIO HÉLDER RECOMENDA


AOS QUE GOSTAM DE GIN O TIO HÉLDER RECOMENDA Tanqueray é uma marca Inglesa de Gin produzido pela Diageo plc e comercializado em todo o mundo. Embora seja originário da Inglaterra, agora é produzido na Escócia.Não tem uma quota de mercado considerável no seu mercado de origem, sendo o seu maior mercado da América do Norte, sendo a maior importação e venda de gin , seguido pelo sul da Europa.

sábado, 2 de março de 2013

SABE O QUE É SERVIÇO DE MESA À INGLESA DIRECTO?


Inglesa directo: O empregado, recolhe o serviço na cozinha: Verifica se o mesmo está de acordo com o pedido; transporta-o para a sala; Apresenta-o ao cliente (pelo lado esquerdo); Após a aprovação deste, começa a servir, utilizando o talher de serviço (colher e garfo) que manipula em jeito de pinça, com a qual passa os alimentos da travessa para o prato do cliente, tendo o cuidado de os colocar segundo as normas previstas, ou seja: •O alimento principal (carne, peixe ou outros), será colocado um ouço sobre o lado do cliente; •Na travessa irá colocado o talher de serviço (colher e garfo) com os cabos voltados para o comensal; •O empregado, deve manter-se em posição correcta, pés juntos, um pouco curvado sobre a mesa, para melhor facilitar o serviço, e a mão direita levemente sobre as costas; Quando se trate de um número de pessoas até 4, pode colocar-se a travessa com a iguaria principal em cima da mesa e passar pelo processo atrás indicado, as guarnições e os molhos, ou mesmo dispor estes sobre a mesa.

sexta-feira, 1 de março de 2013

QUAL A VOSSA OPINIÃO?


LINDA.. ADORO... SUPER GLAMOUR..... QUAL A VOSSA OPINIÃO ?

O TIO HÉLDER RECOMENDA



HOSTAL DE LA GAVINA 5 * GRAND LUXE.... AQUI CONHECI PARTE DA GRANDE SOCIEDADE ESPANHOLA E CATALÃ... TRÊS ANOS DE TRABALHO EM GRANDE EQUIPA... MUITO DO QUE SEI HOJE DEVO À APRENDIZAGEM QUE TIVE NESTE "GRAND" HOTEL... CONHECIMENTOS NÃO FAZEM MAL... www.hostaldelagavina.com