Translate

sexta-feira, 19 de março de 2010

Vestuário

É importante saber como se vestir para cada ocasião e adaptar o gosto pessoal às exigências das circunstâncias ou do local onde se encontra, bem como às expectativas que a empresa onde trabalha tem sobre si.

Hoje em dia, para além do investimento na qualificação académica ou profissional, é fundamental que invista na sua imagem.

Na escolha de vestuário, há que ter em atenção o tipo de actividade que se exerce e a cultura onde se trabalha. Num atelier de criativos ou numa actividade ligada à moda, a forma aceite de se vestir é, com certeza, diferente da de uma empresa da área financeira.

Adeqúe o seu vestuário:
às circunstâncias ( recepção, churrasco ao ar livre, vista a cliente, etc….

ao seu estatuto profissional ( haverá mais exigência em relação a um administrador ou director do que em relação a um quadro recém chegado à empresa).

Aconselhe-se com consultores ou empregados das lojas de vestuário ou com pessoas em cujo o gosto confie.

HOMEM

Se usa fato completo, não esquecer de abotoar o botão do casaco ( 1º ou 2º), quando se levanta para falar nume reunião ou para cumprimentar alguém.

Escolha para os seus fatos, cores discretas e tecidos que não amarrotem demasiado ao longo do dia.

Com fato completo, use sempre camisas de manga comprida, lisas ou não, mas discretas… e claro, sempre bem engomadas.

As gravatas devem ser clássicas, mais ou menos imaginativas, mas nunca de cores berrantes, nem com desenhos ou padrões muito grandes…. Importante: a ponta da gravata, como regra, deve tocar a parte superior da fivela do cinto.

Evite usar lenço de bolso iguais á gravata.

As peúgas, devem de ser preferencialmente, pretas, azuis escuras ou de cores neutras. Mas nunca brancas.

Seja discreto nos acessórios: a aliança, o relógio ( evite correias de plástico ou coloridas), eventualmente botões de punho e pouco mais.

Sem comentários: